top of page

​

​

O NOVO RUMO DA ARTE

por Roko Brasil. Artista Plástico, Curador e Colunista.

Senador Cultural da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências

Letras e Artes - FEBACLA

Cidade de São Paulo

​

 

Vivemos tempos de renovação, a Arte não fica fora desse turbilhão de energias e vibrações novas, e ruma para a evolução constante no sentido de depurar-se tornando-se cada vez mais etérea e elevada.

​

Alguns artistas têm a sensibilidade para sentir essa sutil nuance que paira no ar e conseguem flexibilizar-se para expressar em suas Obras as melhorias que essa novidade traz; quem ganha com isso somos nós que contemplamos com satisfação as maravilhas que surgem de Espíritos tão brilhantes!

​

Cynthia Scanavino é uma dessas artistas iluminadas que sintonizam com o que há de melhor na vanguarda das inspirações artísticas que, de tempos em tempos banham nosso planeta para fazer avançar a humanidade. A conexão que esses artistas fazem entre nós e o Belo Universal é por demais importante para nosso equilíbrio emocional, harmonia com a natureza e sintonia plena com a vida. Suas telas são carregadas de sentimentos, emoções e nos transportam a cada pincelada, para o universo íntimo de cada um, obrigando-nos a refletir sobre o que nos permeia a alma. São trabalhos de enorme valor artístico e técnico, premiados e reconhecidos por profissionais renomados cujo senso estético é bastante apurado e que não puderam ficar indiferentes ao talento dessa grande artista.


Posso afirmar sem receio que Cynthia Scanavino já atingiu a sublimação desta fase de sua Obra, o que me deixa muito empolgado e ansioso por conhecer o que virá a seguir, pois não pode haver retrocesso na produção de uma artista que se entrega tanto ao estudo e aperfeiçoamento de seu trabalho, dedicando-se de coração ao desenvolvimento técnico e ampliando sua sensibilidade a cada nova Obra. Faço questão de acompanhar de perto a evolução desse trabalho referencial para qualquer artista que busque nortear sua carreira; para mim, enquanto curador e Senador Cultural é especialmente importante conhecer intimamente esse tipo de evolução técnica.

​

Seu riquíssimo e disputado acervo, causa furor entre alguns importantes colecionadores do mercado nacional e internacional e traz muita alegria para quem faz novas aquisições; isso me deixa orgulhoso enquanto brasileiro, por ter mais uma valorosa artista nos representando com tanta propriedade no cenário mundial.

DESAFIOS RENOVADORES

 por José Henrique Fabre Rolim. Jornalista, Curador, Pesquisador, Artista Plástico e Crítico de Arte.

Presidente da Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA

Cidade de São Paulo

 

A arte permite vislumbres renovadores ao captar a sensibilidade no seu grau maior, estimulando a reflexão e o prazer tanto do apreciador como do artista.

​

A atividade artística é essencial para aquilatar as potencialidades do ser humano na superação das barreiras, libertando a mente e a alma para incursões reveladoras da dimensão do universo presente em cada um de nós.

​

Cynthia Scanavino, artista imbuída da fragilidade da existência humana desenvolve uma obra alicerçada no prazer da pintura buscando parâmetros estéticos que se entrosam com a complexidade das expressões tanto faciais como corporais projetadas na dimensão do real e do imaginário.

​

O seu percurso se alinha com grande força especialmente no desenho assumindo sutilmente uma tendência expressionista que alcançará a pintura na sua amplidão. O exercício pictórico para Cynthia é um desafio constante com perspectivas inovadoras que florescerão em incursões profundas, libertando-se dos cânones acadêmicos. O desenvolvimento de sua obra se alicerça na pesquisa e no aprimoramento constante das técnicas abrangendo os confrontos vivenciais nas abordagens temáticas impondo uma poética que atinge a consciência dos observadores.

 

A arte em essência alia o senso criativo com o arrojo dos resultados com uma série de reações enriquecedoras do espírito humano, evidenciando a necessidade de estimular o surgimento de novos valores no campo das visuais, abrindo um leque amplo das visões interpretativas da condição humana, das mais intimistas às mais universais.

bottom of page